Aproveite seu verão!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, nosso organismo passa por modificações para se
adaptar ao calor. Por isso, para poder aproveitar ao máximo o que a estação tem a oferecer, alguns cuidados com a alimentação e a hidratação são importantes.
O primeiro cuidado a ser tomado é o de se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia. O fracionamento garante que o metabolismo funcione de maneira adequada, além de resultar em uma menor concentração de calorias por refeição. Para facilitar a digestão e evitar a sensação de cansaço e sonolência, prefira alimentos frescos e leves, como folhas verdes, legumes, pães e cereais integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos (minas frescal light, ricota, cottage) e frutas. Se for à praia, vale seguir algumas dicas, como optar por sanduíches naturais (ex: pão de forma integral, atum, cenoura ralada, alface e tomate), trocar salgados fritos por assados e preferir picolés e sorvetes de frutas à base de água. Levar comida de casa em uma bolsa térmica bem gelada também é uma ótima pedida.
Devido às elevadas temperaturas nessa época do ano, a atenção com a conservação dos alimentos deve ser redobrada para se evitar a proliferação bacteriana. O consumo de alimentos contaminados pode provocar sintomas como náuseas, vômitos e diarreia e, portanto, estragar o dia de qualquer um. Por isso procure adquirir sempre produtos de boa procedência e fique atento à temperatura e características dos alimentos. Observe as condições de higiene do recipiente em que os produtos são armazenados ou do local onde são preparados e não consuma alimentos perecíveis expostos à temperatura ambiente. Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese, queijos e camarão, que geralmente são acondicionados em recipientes sem refrigeração.
Com a transpiração excessiva provocada pelo calor, perdemos uma maior quantidade de água. Para garantir uma hidratação adequada, é importante ingerir líquidos frequentemente ao longo do dia, antes mesmo de surgir a sensação de sede, pois ela é um sinal de que o organismo já está entrando em processo de desidratação. Água, sucos naturais, chás gelados que não contenham cafeína (hortelã, erva cidreira, camomila, etc) e água de coco são excelentes opções para a reposição hídrica, enquanto refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados. Certifique-se ainda que o gelo utilizado nas bebidas seja feito com água potável, para evitar maiores problemas.
Pronto! Agora que você já sabe como se alimentar adequadamente em dias de calor, fique tranquilo e aproveite! E viva o verão!

1 comentários:

Unknown disse...

Não tinha uma alimentação nada saudavel! estou tentando consertar, meio dificill, dieta eu nunca consigo persistir, mas vamos ver dessa vez neh?!
Lindo blog
Já estou seguindo, e Convido você a dar uma passadinha no meu também..

annagranado.blogspot.com