Cálcio x Ferro

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Muita gente não deve saber que esses dois minerais, ambos tão necessários ao nosso organismo, não combinam quando presentes na mesma refeição, uma vez que o cálcio inibe a absorção do ferro. O consumo frequente desses dois nutrientes juntos pode até provocar anemia.
O cálcio proveniente de suplementos e dos alimentos diários (leite, queijo, etc) normalmente inibe a absorção de ferro quando adicionados à refeição. Com isso, o uso de suplementos à base de cálcio deve ser feito de preferência nas refeições com menor teor de ferro, devendo-se também lembrar de evitar combinações como o famoso bife à parmegiana ou molhos à base de leite, queijo ou iogurte nas refeições principais, quando as carnes estão presentes.
Portanto, para quem tem o hábito de consumir leite ou derivados no almoço e jantar junto com as carnes, que são a principal fonte de ferro do nosso organismo, é melhor repensar o hábito!

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu já li que, por outro lado, a vitamina C ajuda na absorção do ferro. Você poderia dar exemplos de boas e más combinações com o objetivo de melhor absorção de ferro? Obrigada. Débora

Anônimo disse...

Meu pai veio com a conversa de que judeus não tomam leite depois de comer feijão e olha onde eu vim parar! Como as pessoas não divulgam isso na televisão! E eu sofrendo de má alimentação tomando meu leitinho com chocolate e comendo sobremesas feitas com leite após as refeições! :o Isso mudou completamente minha rotina alimentar a partir de agora! sério mesmo O.o

Anônimo disse...

Olá!
Tenho uma dúvida em relação aos Leites que são enriquecidos com Ferro. Como será a absorção desse ferro se o leite é fonte de cálcio? seria uma propaganda enganosa dos fabricantes de leite enriquecido?
agradeço pela resposta.
marianasamiti@gmail.com

Carla Kuperszmidt disse...

Olá, Mariana,

De fato o ferro, quando contido em alimentos ricos em cálcio, não terá uma absorção tão eficiente quanto se fosse ingerido separadamente.
Seguem alguns artigos interessantes à respeito da combinação ferro+cálcio:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000600004&lang=pt&tlng=

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000100012&lang=pt&tlng=

Abraço!

Camila disse...

Olá, queria saber quanto tempo esperar depois das refeições para poder ingerir leite e derivados
... Obrigada!

Carla Kuperszmidt disse...

Olá, Camila,

Não existe um tempo exato, pois vai depender do tempo necessário para a digestão da refeição. Refeições mais gordurosas e/ou com muita proteína por exemplo, demoram mais horas para serem digeridas, portanto nesses casos o ideal seria consumir os laticínios após um intervalo maior.
Se considerarmos uma refeição comum, com vegetais e quantidades moderadas de carboidratos e proteínas, arrisco dizer que talvez após 2 ou 3 horas pelo menos.
Consegui te ajudar?

Abraço!