Fitoesteróis

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mais uma substância nova no mercado, dessa vez com a promessa de reduzir o colesterol. Quando algo assim surge, as pessoas geralmente tem curiosidade e dúvidas em relação aos produtos contendo o tal componente milagroso. Então, para quem já ouviu falar em fitoesteróis mas não sabe bem o que são, vamos tratar aqui sobre o assunto.
Os fitoesteróis são um extrato vegetal natural de sementes de girassol e grãos de soja, que tem a ação de reduzir o colesterol em virtude de sua capacidade de impedir a absorção do mesmo no intestino. Isso ocorre pois os fitoesteróis agem como competidores, sendo absorvidos no lugar do colesterol. Sendo assim, este último acaba sendo eliminado pelas fezes.
Estudos demonstram que o consumo de alimentos enriquecidos com fitoesteróis reduz o colesterol total e o colesterol que popularmente é conhecido como "ruim", não havendo alteração nos níveis de colesterol "bom", o que permite um perfil lipídico mais adequado. Os indivíduos mais beneficiados são aqueles que apresentam valores mais elevados de colesterol plasmático, devendo-se lembrar que o consumo de alimentos contendo fitoesteróis para quem faz uso de medicamentos para redução do colesterol é um fator coadjuvante, não devendo os remédios jamais serem substituídos somente pela dieta sem conhecimento e aprovação do médico.
Inicialmente via-se no mercado somente margarinas enriquecidas com fitoesteróis, enquanto hoje é possível encontrar também um composto lácteo contendo a substância. A tendência é de que, no futuro, outros alimentos também forneçam esse benefício.

0 comentários: