Azeite de oliva

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O azeite de oliva é composto em sua maior parte por um tipo benéfico de gordura, a monoinsaturada, que não eleva o nível de colesterol no sangue. No caso do azeite extra virgem, há ainda a presença de compostos antioxidantes e com efeito anti-inflamatório que lhe conferem ação antiaterogênica, ou seja, evitam o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, atuando assim na prevenção de doenças cardiovasculares.
O azeite pode ser usado em diversas preparações, seja para cozinhar ou para temperar uma salada; só não pode ser submetido a temperaturas muito altas (como em preparações muito demoradas ou frituras), pois assim seus compostos benéficos são perdidos.
Para redução do risco de doenças cardiovasculares, recomenda-se o consumo de pelo menos 2 colheres de sopa de azeite extra virgem por dia. Por ser uma gordura, ainda que saudável, possui um alto teor energético (cerca de 72kcal por colher de sopa), e por isso deve ser consumido com moderação por pessoas que desejam alcançar ou manter um peso adequado.

2 comentários:

Blog Saudável pra Valer disse...

Olá!

Gostamos do teu texto e queríamos compartilhá-la com nossos leitores! Por isso, mencionamos o link na nossa postagem de links da semana. Você pode ver a publicação aqui: http://www.saudavelpravaler.com.br/links-da-semana/links-da-semana-7

Abraços!
Equipe do blog Saudável pra Valer

Carla Kuperszmidt disse...

Olá!

Que bom que gostaram! :)

Abraços!