Alimentação dos brasileiros é cada vez menos saudável

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Isso é o que mostra o estudo “Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgado pelo IBGE este ano. 
Embora o arroz e o feijão ainda sejam a base da alimentação brasileira, o aumento no consumo de alimentos como biscoitos recheados e refrigerantes deixam a nossa dieta com alta densidade energética e pouco nutritiva. Para se ter uma ideia, o consumo individual diário de refrigerante multiplicado pelas mais de 160 milhões de pessoas com 10 anos ou mais estimadas na pesquisa, totaliza mais de 15 milhões de litros por dia, sendo que quanto maior a renda, maior o consumo. Enquanto isso, 90% dos brasileiros não atinge a recomendação da Organização Mundial da Saúde para o consumo de frutas, verduras e legumes, que deveria ser de pelo menos 400g/dia.
De acordo com os dados levantados, 68% da nossa população não consegue alcançar o consumo recomendado de fibras, 61% consome açúcar em excesso, 82% ingere uma quantidade de gordura saturada acima do ideal e mais de 70% exagera na ingestão de sódio.

1 comentários:

Anônimo disse...

MTU BOM...falta conscientização