Vinho: vilão ou mocinho?

domingo, 11 de dezembro de 2011

Aproveitando o fim do ano e a chegada das festas, vamos falar sobre uma bebida muito presente nessa época: o vinho. Mas afinal será que, como dizem, ele faz realmente bem?
Diversos estudos apontam uma série de efeitos benéficos promovidos pelo consumo moderado de vinho, dentre eles, a redução da mortalidade e das hospitalizações por doença arterial coronária. Isso ocorre porque a uva, sua matéria-prima, é uma das maiores fontes de compostos fenólicos. Esses compostos possuem atividade antioxidante, inibindo a oxidação do LDL-colesterol (colesterol ruim) e, portanto, também o desenvolvimento de aterosclerose, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além da ação antioxidante, possuem mecanismos antiplaquetários, anti-inflamatórios e vasodilatadores. O álcool presente no vinho pode atuar na elevação do nível sanguíneo de HDL-colesterol, o colesterol bom, e reforça a proteção cardiovascular.

Como o vinho deve ser consumido e quais os tipos mais aconselháveis?

Os vinhos tintos oferecem maiores benefícios do que os rosados e brancos em função do seu maior teor de compostos fenólicos.
Estudos relacionando o consumo de vinhos e risco de doenças cardíacas têm descoberto que pessoas que nunca bebem vinho têm risco mais elevado que aquelas que o consomem moderadamente. Por ser uma bebida alcoólica, não devemos esquecer que o consumo excessivo leva a efeitos indesejáveis (inclusive aumento de peso, já que o álcool possui 7kcal/g), e passa a ser não um fator de proteção, mas de risco para as doenças cardiovasculares e outras doenças mais. Além disso, o consumo por pessoas portadoras de determinados problemas de saúde (hipertensão, dislipidemias, diabetes, etc) e/ou que tomam algum medicamento não é indicado. Nesses casos pode-se fazer uso do suco de uva tinto integral, que também é rico em compostos fenólicos.
O consumo moderado de álcool é definido como até 1 dose por dia para as mulheres e até 2 doses por dia para os homens, sendo uma dose considerada o equivalente a 15ml de álcool, o que corresponde a 120ml de vinho. Esses valores não constituem uma recomendação, mas sim um limite.
Vale salientar, contudo, que o aspecto mais importante na prevenção de eventos cardiovasculares é ter um estilo de vida saudável, que engloba uma alimentação equilibrada, ausência de tabagismo, prática de atividades físicas e a manutenção de um peso adequado.

0 comentários: