Xô, bactérias!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Você sabia que em cozinhas comerciais é proibido o uso de utensílios de madeira? O motivo é muito simples: por ser um material poroso, a madeira acumula facilmente bactérias que não são removidas no enxague e, sendo assim, o risco de contaminação dos alimentos é grande.
As tábuas de madeira podem ser substituídas por tábuas de plástico ou polietileno, enquanto os utensílios, como a colher de pau, podem ser substituídos por outros em plástico ou metal.
As tábuas de polietileno são as mais utilizadas em restaurantes e são fáceis de limpar, não acumulando resíduos. Se o uso for frequente, além da lavagem comum com água e sabão, pode-se ainda deixá-las de molho em solução clorada (uma colher de sopa de cloro para cada litro de água) durante 15 minutos uma vez por semana. A tábua mais comum nesse material é a de cor branca, mas também pode ser encontrada em outras cores (veja foto) que comumente são associadas ao uso com um determinado tipo de alimento (ex: frango, pescados, vegetais, etc).
Quando a placa estiver muito riscada, cortada e com a coloração modificada (amarelada ou esverdeada), é sinal que está na hora de trocá-la; caso contrário ela acumulará bactérias tanto quanto uma tábua de madeira.

0 comentários: