Lavando frutas, verduras e legumes

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Como você anda lavando frutas, verduras e legumes na sua casa? Só com água? Deixando de molho na água com vinagre? Se você respondeu alguma dessas alternativas, precisa rever alguns conceitos!
A lavagem com água corrente é útil para retirar sujeiras, resíduos e alguns bichinhos e larvas que conseguimos ver. E os que não conseguimos ver? Continuam lá, pois nem a água nem o vinagre mata
m
os microorganismos contidos nesses alimentos. Portanto, para evitar maiores problemas (ninguém aqui quer ter uma dor de barriga daquelas, não é?), temos duas opções. A primeira é utilizar água sanitária (daquela comum que temos em casa, lembrando que deve ser um produto de boa procedência e registrado pelo ministério da saúde), na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água. A segunda opção é utilizar um produto que comumente encontramos nos supermercados, geralmente perto da seção de verduras. Ele é usado em gotas e apresenta hipoclorito de sódio em sua composição, devendo ser utilizado de acordo com as instruções do fabricante.
Então a maneira correta de lavar os vegetais é a seguinte:


1) Lavar em água corrente para tirar resíduos
2) Deixar de molho com um dos produtos citados acima por 15 minutos
3) Enxaguar para retirar resíduos do produto utilizado


Lembre-se: seja verdura, legume ou fruta, tudo deve ser lavado com essa técnica para garantir a sua saúde!

Até a próxima!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Cá!
Parabéns pela iniciativa! Você está escrevendo muito bem!!
Muito sucesso pro seu blog!
Beijão!

Unknown disse...

Carla,
E sobre lavar com detergente ou sabão de côco?
Obrigado.