Chá verde

terça-feira, 30 de junho de 2009

O chá verde corresponde a 22% de todo o chá consumido no mundo, e atualmente podemos perceber uma certa moda em seu consumo.
Cada vez mais vemos no mercado produtos contendo o tal do chá. Chá verde em caixinhas, garrafinhas e latinhas pronto para beber, ou até refrigerantes contendo-o em sua composição.
E por que a indústria anda apelando tanto para o consumo desse produto derivado dos arbustos da Camellia sinensis?
Estudos apontam que o chá verde contém substâncias que apresentam uma série de atividades biológicas, as quais conferem ação antioxidante, quimioprotetora, antiinflamatória e anticarcinogênica. Ação antioxidante de certo o chá tem, porém encontram-se ainda resultados contraditórios em relação à proteção contra o câncer.
Para quem não sabe, o chá preto, mais conhecido e mais amplamente consumido mundialmente, também possui atividade antioxidante, porém menos que o chá verde.
De qualquer forma, não é porque se alega que um alimento ou bebida traz benefícios à saúde que devemos consumi-lo compulsivamente. Sempre devemos buscar informação sobre aquilo que não conhecemos e não só acreditar no que a mídia expõe.
O chá verde, assim como o chá preto, contém cafeína, como no café, e por isso não deve ser consumido em grandes quantidades. Além disso, os produtos que encontramos no mercado com o chá verde pronto não têm nenhuma das ações citadas anteriormente, pois o chá deve ser consumido, de preferência, logo após seu preparo, ou então perderá suas propriedades.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, fique à vontade para curtir o seu chá! Mas lembre-se: consuma com moderação! Uma a duas xícaras por dia está de bom tamanho.

Modo correto de preparo do chá verde

1) Aqueça a água sem deixar ferver
2) Coloque 2 colheres de chá de folhas para uma xícara de chá de água
3) Abafe e deixe coberto por 5 a 10 minutos ao abrigo da luz

Obs: o chá pode ser guardado por até 12 horas ao abrigo da luz, não devendo ser reaquecido.

Se quiser o chá pode ser adoçado, misturado com algum outro chá (camomila por exemplo) para dar um sabor diferente e também pode ser consumido gelado. Só não vale usar chá industrializado de saquinho, pois ele perde os princípios ativos na manufatura. Utilize folhas frescas da planta ou ainda o chá seco vendido em saquinhos nas farmácias de manipulação.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi falar bastante do chá branco que parece ser o novo cha da moda. Na teoria ele é mais potente do que o chá verde, isso é verdade?

Anônimo disse...

dúvida: o chá verde em saquinho encontrado em mercados não tem nenhum função ou não é tão eficaz?

Carla Kuperszmidt disse...

Olá,

O chá verde em saquinho tem um menor teor de compostos ativos, e por isso tem um efeito reduzido.