Dúvida do leitor - Cardápio saudável

sexta-feira, 10 de julho de 2009


"Você podia postar um exemplo de um cardápio saudável durante uma semana? Tenho muitas dúvidas de como variar as comidas quando estou em dieta e acabo achando muito chato comer sempre a mesma coisa."

Primeiramente, precisamos tirar da cabeça a idéia de que dieta é apenas sinônimo de regime. Uma dieta, na verdade, é nada mais que a nossa alimentação do dia-a-dia. Ou seja, ela deve sempre incluir todos os grupos e tipos de alimentos, apenas com adequações de quantidade e de acordo com o estado de saúde do indivíduo. A única diferença entre a nossa alimentação rotineira e a alimentação quando estamos tentando emagrecer, é realmente a quantidade.
Sendo assim, em ambos os casos, jamais a dieta deve ser chata e monótona; pelo contrário: ela deve ser a mais variada possível, pois somente assim conseguimos ingerir todos os nutrientes de que nosso organismo necessita para funcionar bem.
Como cada pessoa tem uma necessidade diferente, não convém colocar aqui um cardápio; para isso realmente é recomendável uma consulta com um nutricionista. Caso seja de interesse, favor entrar em contato no e-mail ao lado.
Uma dica que pode ser dada para quem quer ter uma noção melhor de como se alimentar bem, é visualizar a pirâmide alimentar (abaixo), cuja base contém os alimentos que devem ser mais consumidos (grupo dos pães, massas e cereais) e o topo os que devem ser menos consumidos (óleos, gorduras e doces). Para variar a alimentação, sempre pode-se fazer substituições de um alimento de um determinado grupo por outro que seja desse mesmo grupo. Por exemplo: no grupo das leguminosas, pode-se substituir o feijão por ervilha.

1 comentários:

Contamine-se e Espalhe disse...

Oie Carla, o blog Nutrição e Saúde já está na página do "Espalhe Uma Vida Melhor", como um grande colaborador para a construção de um mundo mais saudável.
Agradeço o seu apoio.
Ajude-nos a também a difundir o movimento através de um post em seu blog.
O apoio de blogs que buscam oferecer um diferencial na Web é mais do que importante.
Abraços, Carla.
E conte sempre com o Banco de Saúde.