Diet x Light

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Eis um tema que realmente gera confusão.
Você sabe qual é exatamente a diferença entre alimentos diet e alimentos light?
Por definição, um alimento light é aquele que contém em sua composição um mínimo de 25% a menos de algum nutriente em relação à sua versão original. Já ouviram falar do sal light? Ele é light porque, no caso, contém menos sódio, mineral que é fator coadjuvante na hipertensão arterial. Um alimento light pode conter menos sódio, menos gorduras, menos açúcares, etc, e por isso muitas vezes é utilizado em dietas para emagrecimento. Quando o componente reduzido do alimento é açúcar ou gordura, por exemplo, o resultado final é um produto com menos calorias, e que, portanto, pode auxiliar na perda de peso se consumido em quantidades adequadas. Quer dizer, não é porque algo é light que devemos consumir em quantidades abusivas, caso contrário o saldo final de calorias será igual ao de um consumo menor de um produto comum não light.
Por outro lado, o que define um alimento diet é a ausência total (100%) de algum nutriente em relação à versão original. O exemplo mais comum e que todo mundo já conhece é a ausência de açúcar em produtos utilizados por diabéticos que, por motivos de saúde, não podem consumir tal substância. Mas atenção: se você já ficou feliz em saber que tem a possibilidade de consumir um alimento diet e com zero de açúcar, cuidado com a pegadinha! Um exemplo clássico que sempre cito aos meus pacientes é o chocolate diet. Engana-se quem pensa que, pela ausência de açúcar, ele contém menos calorias. Para compensar a falta de açúcar, o chocolate diet tem gordura em quantidade superior a um chocolate comum, para poder ter o mesmo sabor e textura. E como um grama de gordura tem 9kcal contra 4kcal por grama de açúcar (carboidrato), o efeito obtido será bem diferente do efeito desejado: uma maior ingestão de energia.
Portanto, fique sempre bem atento aos rótulos dos alimentos quando for às compras. O uso de alimentos dietéticos é recomendando para quem tem restrições devido a problemas de saúde. Muitas vezes essas pessoas não podem nem mesmo consumir os alimentos light, pois como vimos eles são bem diferentes dos diet. Por isso é importante o acompanhamento por um nutricionista, que possa orientar corretamente o paciente quanto ao consumo desses alimentos.
Para aqueles que não têm problemas de saúde porém se preocupam com ela, prefiram alimentos light e deixem os diet para quem realmente precisa.

0 comentários: