As dietas das revistas

sábado, 4 de julho de 2009

Muito cuidado com promessas de perda de peso fácil e a curto prazo.
"Perca 5kg em uma semana com a dieta da sopa". É esse tipo de anúncio que podemos encontrar em diversas revistas que falam sobre como manter uma boa forma e cuidar da saúde.
Alguém por acaso já leu alguma entrevista com uma personalidade famosa dizendo que perdeu peso fazendo a dieta da banana, da lua ou do chá?
Dietas muito restritivas muitas vezes nos dão a falsa impressão de emagrecimento. Isso acontece porque, às vezes, o que estamos eliminando com a dieta é simplesmente água, ou o que é pior: músculos.
A balança mostra resultado? Sim, ela pode até mostrar que você está mais leve, porém não mostra que você simplesmente desidratou, ou que apesar de estar mais leve está mais gordo, uma vez que houve perda apenas de músculos sem perda de tecido adiposo, ou a famosa 'gordura'. Isso ocorre pois muitas vezes ao fazermos esses tipos de dieta, ocorre um desequílibrio, com o qual passamos a ingerir quantidades inadequadas de diversos nutrientes necessários para a manutenção de um bom funcionamento de nosso organismo.
Além disso, ao restringirmos muito a variedade de alimentos consumidos, quando voltamos à nossa alimentação normal (dietas restritivas são difíceis de se seguir por muito tempo) temos uma tendência a comer mais, na tentativa de recuperar o 'tempo perdido'. Com isso, muitas vezes não só recuperamos nosso peso inicial como acabamos por ultrapassá-lo.
É preciso ter em mente que, infelizmente, perder peso é um ato que exige muito esforço e dedicação de nossa parte. Uma boa alimentação pode incluir todos os tipos de alimentos, contanto que não haja exageros. Somando-se a isso, não devemos esquecer também a importância da prática de atividade física que, não só auxilia no emagrecimento, mas também auxilia em nossa saúde e bem-estar.

0 comentários: