E esse tal de detox

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

  Termo que vem sendo fortemente empregado na mídia e por alguns profissionais da Saúde, o “detox” foi criado para se referir a determinadas dietas ou alimentos que supostamente auxiliariam na limpeza e desintoxicação do organismo por meio da eliminação de substâncias prejudiciais à saúde (toxinas), contribuindo para um maior equilíbrio e bem estar.
  Geralmente as dietas detox pregam a retirada de diversos itens da rotina alimentar, como alimentos industrializados e refinados, laticínios, frituras, açúcares, adoçantes, glúten, cafeína e álcool. Por outro lado, incentivam o consumo de verduras, legumes, frutas e cereais integrais, que são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras, os quais proporcionam diversos benefícios ao nosso corpo.
  Há também os muito populares sucos detox, com promessas não só de desintoxicação, mas também de emagrecimento, por conterem alguns ingredientes ditos termogênicos. Alguns componentes bastante frequentes nas receitas são a couve, o gengibre, a maçã e a hortelã. Mas afinal, a pergunta que não quer calar: tudo isso funciona ou não?
  Não existem de fato evidências científicas que comprovem os efeitos citados, tanto no caso da dieta como dos sucos. Convém ainda lembrar que as toxinas são naturalmente eliminadas pelo nosso organismo, independentemente da alimentação, pelos rins, fígado e trato gastrointestinal. Se isso não ocorresse, elas se acumulariam em nosso corpo, o que seria letal.
  Portanto, é importante ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, tomar um suco detox ou iniciar uma dieta detox naquela segunda feira pós um final de semana de abusos alimentares, não ameniza a situação. Mas embora não haja efeitos no que se diz respeito à desintoxicação, com certeza haverá benefícios para a saúde em uma alimentação com menos produtos industrializados, que priorize o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais e laticínios magros e com quantidades moderadas de gorduras, açúcares, adoçantes, cafeína e álcool. Os sucos ainda podem ser uma forma diferente de inserir no cardápio alimentos e nutrientes que diversas pessoas não costumam incluir com frequência em sua rotina.

1 comentários:

Miguel disse...

Dessa eu não sabia, acreditava que funcionava mesmo