O que você não sabia sobre multivitamínicos

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Com a vida cada vez mais agitada que levamos, muitas vezes não temos tempo de comer direito, nos sentimos cansados e estressados. É nessas horas que muitas pessoas começam a pensar que tem alguma coisa faltando, que faz com que o organismo não tenha um desempenho tão bom assim. E aí muita gente associa que essa "coisa" são vitaminas e minerais, e é então que aquelas cápsulas aparentemente mágicas começam a fazer parte do dia a dia e sem nenhuma prescrição.
Essa história lhe soa familiar? Então vale a pena saber que a solução dos seus problemas não é necessariamente essa. O que muitas pessoas não sabem é que, assim como a carência, o excesso de vitaminas e minerais também pode ser prejudicial à saúde.
Atualmente podemos encontrar no mercado inúmeras marcas e tipos de suplementos multivitamínicos, mas é preciso ter consciência de que não existe uma fórmula perfeita. Alguns nutrientes presentes em suplementos podem estar em uma quantidade tão pequena que chega a ser insignificante. Por outro lado, alguns podem estar em quantidade muito maior àquela que devemos ingerir diariamente, e o consumo em quantidades excessivas por tempo prolongado pode ter efeitos indesejados.
Outro ponto que deve ser considerado é que os suplementos que já compramos prontos (ou seja, aqueles que não mandamos manipular) vêm na forma de um sal, que não é tão bem absorvida pelo nosso organismo. Sendo assim, grande parte daquilo que ingerimos acaba sendo jogada fora. Alguns nutrientes também podem competir entre si na hora de serem absorvidos, resultando na má absorção de alguns deles (como é o caso do ferro e do cálcio, que já foi citado aqui no blog). Portanto, se você realmente tiver deficiência de um nutriente específico, um suplemento multivitamínico pode, além de não necessariamente suprir adequadamente a sua necessidade desse mesmo nutriente, atrapalhar na sua absorção. Nesses casos, o ideal é que se consulte um profissional que possa indicar um suplemento específico que vá suprir as necessidades do nutriente em questão.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu blog, gostei das materias dele. Faço nutrição 3 periodo e a cada dia me apaixono mais. Quero que você fala sobre sindrome do intestino irritavel pois é um tema muito bom e envolve muito a nutrição (a dieta é muito importante no alivio dos sintomas). agradeço.