Estudo de caso: dieta para natação

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Olá, pessoal!
Recebi um caso muito interessante da leitora Nathalia, e acredito que essa seja uma oportunidade para abrir um novo espaço para discussões aqui no blog. Como a dúvida dela envolve todo um histórico, estou abrindo um novo tópico que será chamado "Estudos de caso".
Antes de mais nada, gostaria de lembrar a todos que as informações aqui contidas têm o intuito de esclarecer algumas dúvidas, mas que não substituem, de maneira alguma, uma consulta com um profissional especializado.
O caso da Nathalia é o seguinte:

"Há mais de um ano faço acompanhamento e tratamento contra hipotireoidismo com uma endocrinologista que também havia me passado uma dieta e monitora meu peso. Hoje tenho 25 anos, 1,68m e 66kg (perdi mais de 30kg). Estou praticando natação e logo iniciarei na musculação, e em médio prazo desejo começar a participar de competições na natação master. Que tipo de alimentação devo ter levando em consideração a minha prática de 40min por dia, 5x na semana no esporte?

Obs: minha atual dieta ainda é a mesma que faço desde o emagrecimento, de 1.200 kcal/dia"

Considerando a situação atual da nossa leitora, hoje ela está com um peso saudável, o que, somado à prática de atividade física, traz muitos benefícios à saúde.
A musculação para quem treina natação é bastante importante, uma vez que o ganho de força muscular sem dúvida gera um melhor rendimento nos treinos e consequentemente em possíveis competições futuras, como é o caso. No entanto, uma restrição calórica tão acentuada com certeza trará prejuízos no rendimento tanto da natação quanto da musculação.
Em alguns casos realmente é necessária uma baixa ingestão de calorias quando há excesso de peso, porém, uma vez que o indivíduo se enquadre numa faixa de peso considerada saudável, a quantidade de calorias deve ser adequada às suas necessidades afim de que o peso seja mantido; caso contrário poderá haver perda excessiva, o que também não é desejável. Vale também lembrar que o acompanhamento da composição corporal é muito importante, pois não adianta emagrecer se a perda de peso for proveniente de massa magra (músculos) ao invés de gordura.
A conduta então, no caso, seria rever a necessidade calórica para manutenção do peso, considerando já a realização desses 5 treinos semanais. A alimentação deve ser elaborada de acordo com os horários dos mesmos, porém a partir do momento em que esses treinos forem realizados para o preparo de uma competição, a necessidade energética pode variar de acordo com a fase do treino, chamada periodização. Para fazer todas as adequações necessárias nesse caso, o melhor seria fazer um acompanhamento com um nutricionista especializado na área esportiva.
Considerando a fase atual, é interessante consumir, cerca de uma hora antes do treino de natação, uma refeição bem leve para que não haja desconforto na hora de nadar, e rica em carboidratos, que vão dar a energia necessária para um desempenho favorável.
Espero ter ajudado e, qualquer dúvida, deixem comentários!
Até a próxima!

0 comentários: