Aproveite a casca do maracujá

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Essa é uma parte do maracujá que sempre jogamos fora, mas que pode trazer alguns benefícios para a saúde. Por ser rica em uma substância chamada pectina, que nada mais é que um tipo de fibra, a casca dessa fruta tem como propriedades a redução do colesterol e a diminuição da taxa de açúcar no sangue, além de auxiliar na perda de peso.
A pectina atua formando um gel viscoso no estômago, o que retarda o esvaziamento gástrico. Com isso há sensação de saciedade, que auxilia no consumo de porções menores e, portanto, no emagrecimento, e ocorre também uma liberação mais lenta de glicose para a circulação sanguínea, ajudando a evitar picos na glicemia. Também como toda fibra, a pectina reduz a quantidade de colesterol absorvida no intestino.
É importante lembrar que apesar de suas propriedades, o simples fato de se fazer uso da casca do maracujá não substitui hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e atividade física, tampouco o uso de medicamentos.
A casca do maracujá pode ser consumida sob a forma de farinha, que você pode (e deve) fazer em casa, pois as industrializadas muitas vezes são feitas com a parte amarela da casca, que é bem mais pobre em pectina.

Como fazer a farinha:

1) Retire a polpa e corte a casca ao meio ou em pedaços
2) Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando
3) Retire a assadeira do forno quando a casca estiver torrada e bata no liquidificador. Se preferir, a farinha pode ser peneirada.

A farinha não deve ser aquecida e pode ser utilizada em sucos, iogurtes, leite, frutas ou até mesmo salpicada sobre a comida. Use a sua imaginação!
A quantidade de consumo sugerida é de uma colher de sopa 3 vezes ao dia.


1 comentários:

Marina disse...

Muito legal seu blog, por que você não escreve com mais frequencia? Podia colocar dicas diarias pra gente seguir no twitter.