Quinoa (ou Quinua): um alimento completo

sábado, 18 de julho de 2009


Esse grãozinho que se torna cada vez mais comum nos supermercados e aos poucos também na alimentação dos brasileiros, realmente dá o que falar.
Originária dos Andes e atualmente já cultivada em solo brasileiro, a quinoa (ou quinua) é rica em diversos nutrientes. Além de vitaminas e minerais, contém gorduras boas (ômegas 3 e 6), carboidratos de baixo índice glicêmico e uma considerável quantidade de proteínas, maior que a dos vegetais em geral. Não só bastasse essa riqueza nutricional, ela ainda é isenta de glúten, o que possibilita seu consumo por celíacos ou pessoas sensíveis a esse componente.
Por ser rica em fibras, a quinoa ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece o controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue. Considerada um cereal, é uma opção a mais dentre o grupo do arroz, pães, massas e cereais, que constitui a base da pirâmide alimentar.
Atualmente podemos encontrar a quinoa no mercado sob a forma de grãos, flocos, farinha, macarrão ou barrinha de cereais.


1 comentários:

Vanessa disse...

Por que dizem que não devemos tomar liquidos junto com as refeições?