Entenda mais sobre açúcares

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher um tipo de açúcar, pois não sabem exatamente a diferença entre as diferentes variedades disponíveis do mercado.
Em resumo, além de diferenças no sabor e na cor, quanto mais escuro o açúcar, maior a quantidade de vitaminas e minerais e a proximidade do estado bruto. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no processo de fabricação, havendo perda nutrientes.
Todos os açúcares, com exceção das versões light, contêm a mesma quantidade de calorias, ou seja, cerca de 4kcal por grama (400kcal por 100g).
Para esclarecer o tema mais detalhadamente, segue abaixo uma lista com os tipos de açúcar e suas respectivas características:

Açúcar mascavo: É o açúcar bruto, escuro, úmido e de sabor acentuado. Não passa pelo processo de refinamento, conservando vitaminas e sais minerais.

Açúcar demerara: É um tipo de açúcar cristal que passa por um refinamento leve. É mais escuro por não passar pelo processo de branqueamento, sendo isento de aditivos químicos. Seus grãos tem cor caramelo e são levemente úmidos por conta do elevado teor de melaço que envolve os cristais. De sabor acentuado, apresenta valores nutricionais similares ao do açúcar mascavo e maior concentração de sacarose.

Açúcar cristal: Passa por menos etapas no processo de fabricação e por isso possui cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Passa apenas por um refinamento leve, mas perde 90% das vitaminas e sais minerais.

Açúcar orgânico: É o açúcar cristal produzido a partir da cana orgânica, cultivada por meio de técnicas naturais sem uso de fertilizantes químicos. Não recebe ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção e é mais grosso e escuro que o açúcar refinado.

Açúcar refinado: Obtido a partir da purificação do açúcar cristal, é mais branco e possui grãos finos e não definidos. Por isso absorve menos umidade, não empedra, tem alta capacidade de dissolução e facilidade de mistura, sendo o tipo mais comum no mercado. No entanto, vitaminas e minerais são perdidos no processo.

Açúcar de confeiteiro: Porção mais fina obtida a partir do açúcar refinado. Permite uma excelente mistura, sendo indicado para fazer glacês e coberturas.

Açúcar light: É uma combinação entre o açúcar refinado e um ou mais tipos de adoçantes, com o poder de adoçar de duas a cinco vezes mais que o açúcar comum. Sendo assim, deve ser utilizado em menor quantidade, com indicação para pessoas com restrição calórica ou para quem se preocupa com a saúde sem querer abrir mão do sabor do açúcar. Não indicado para diabéticos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola Doutora Kuperszmidt
Muito interessante, mas pelo que entendi, todo açúcar mascavo e, de certa forma, livre de aditivos químicos, entao qual seria a vantagem do açúcar orgânico?
Existe algum problema em consumir adoçantes?

Carla Kuperszmidt disse...

Olá!

A vantagem do açúcar orgânico é que a matéria prima também não contém aditivos químicos, no caso, os agrotóxicos.
No caso do açúcar mascavo, embora não haja aditivos químicos nas etapas de produção, a cana de açúcar utilizada contém agrotóxicos.
Quanto ao uso de adoçantes, podem ser utilizados, mas sempre com moderação.

Um abraço!

curtidas disse...

Muito bom saber sobre isso vou começar a usar ma açúcar mascavo !