Zero gordura trans?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Formada durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente, a gordura trans está presente nos alimentos que contém gordura vegetal hidrogenada em sua composição. Sendo assim, ela pode ser encontrada em sorvetes cremosos, biscoitos, sanduíches, salgados e em uma infinidade de outros alimentos. É nociva à saúde, já que contribui para o aumento do colesterol total e "ruim" e redução do colesterol "bom", mas ainda é utilizada pela indústria por melhorar a consistência dos alimentos e aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.
E quando lemos no rótulo de um produto os já tão conhecidos dizeres "Livre de gordura trans", "Zero gordura trans" ou "Não contém gordura trans", será que dá pra confiar mesmo?
De acordo com a Portaria SVS nº 27/98, um alimento pode conter tais declarações na embalagem caso contenha até 0,2g de gordura trans na porção. Bem, e o que isso quer dizer? Vamos supor que um determinado pacote de biscoitos isentos de gordura trans contém 20 unidades, sendo que o tamanho da porção (sempre indicado na tabela nutricional) é de 4 unidades. Ao se consumir o pacote inteiro, são ingeridas 5 porções. Se cada uma dessas porções tiver 0,2g de gordura trans, o consumo final será de 1g dessa gordura. Para se ter uma ideia, a gordura trans é tão prejudicial, que não há nem mesmo um valor diário de ingestão estabelecido, ou seja, quanto menos, melhor.
A dica é sempre comprar produtos de boa procedência e de marcas confiáveis, além de procurar na lista de ingredientes se há gordura vegetal hidrogenada na composição, já que esta é um indicativo de que o produto contém gordura trans, mesmo que em baixa quantidade.

1 comentários:

audiencia da tv disse...

ola carla foi muito bom ler essa mateira sua pois eu estava me acabando nas frituras massas e chocolates agora vou prestar mais atenção no que coloco pra dentro
estou seguindo seu blog ta
se quiser seguir o meu agradeço
abraços e sucesso
http://audienciadatvrealtimes.blogspot.com/