Ginseng

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quando utilizamos o termo "ginseng", na verdade podemos estar nos referindo a diversas espécies de plantas, cujas raízes são utilizadas para fins medicinais. Uma das mais utilizadas e pesquisadas é o Panax ginseng, também conhecido como ginseng asiático ou coreano. A espécie brasileira é denominada Pfaffia glomerata.
O ginseng é utilizado para melhorar o estado de estresse e cansaço, devido às suas propriedades chamadas "adaptogênicas". Com isso, parece estar associado a uma melhora do bem-estar e a um aumento da habilidade em lidar com fatores estressantes (ambientais, fisiológicos e emocionais). Acredita-se também que algumas das substâncias encontradas no ginseng atuem na melhora do aprendizado e da memória, além de melhorarem o perfil do sono.
A literatura sobre os possíveis benefícios do ginseng é muito vasta. Atualmente encontram-se estudos relatando também efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anti-câncer e até mesmo afrodisíacos, além de relatos sobre melhora da função imunológica e uso em condições associadas ao diabetes. Contudo, ainda são necessários muitos estudos para comprovar a veracidade de tais relatos.
Havendo interesse em testar a eficácia de qualquer um dos possíveis benefícios da planta, lembre sempre de procurar um profissional para orientá-lo quanto ao uso correto.

0 comentários: